quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Viva a vitória dos indios Guarani-Kaiowa

Publiquei no dia 27 de outubro o litigio que marcou a disputa de terra envolvendo fazendeiros do Estado do Mato Grosso e os índios Guarani-Kaiowa. 

Ontem, o ministro da Justiça José Eduardo Cardoso assinou uma petição a favor dos índios, ou seja, o governo federal entrou no processo litigioso a favor da questão indígena.

Essa é uma demonstração da força da mobilização nacional, da força das redes sociais. Sem pressão a sociedade não avança. 

Usemos a questão dos índios Guarani-Kaiowa, exitosa, ainda que caiba recurso, para avançarmos sobre os grandes debates e problemas nacionais. 

A sociedade ampliada, conceito gramsciano, é pensada a partir da lógica da sociedade civil mais o Estado,  o substrato que se relaciona como o conjunto entre o aparato burocrático do poder estatal pensada como consórcio, extensão da sociedade civil. 

Mas a luta não pode parar. Todos os dias precisamos fazer dos instrumentos que possuímos uma arma para avanços sociais. Não podemos esperar que o estado comande o processo de mudanças sociais.


abaixo, dois videos emocionados que marcaram o processo de luta :

 www.youtube.com/watch?v=h8HBMhNNHaw

www.youtube.com/watch?v=pu7VNsbdhPY
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista com Arton, de Sirius. Parte II

  Entrevista realizada no dia 14 de fevereiro de 2024, às 20:00, com duração de 1': 32'', gravada em um aparelho Motorola one zo...